fbpx

Os pilares do planejamento de marketing

bangboo

Sempre falamos sobre publicidade e suas ferramentas para ajudar a conquistar melhores resultados. Tudo porque sabemos da importância da comunicação para o seu negócio.

Tendo essa relevância em mente, hoje vamos um pouco além e falaremos sobre os quatro pilares do planejamento de marketing.

Quer saber quais são eles e como podem ajudar você e sua marca? Então vem com a gente. 

Mas antes…

LEIA TAMBÉM

Você conhece seu público-alvo?

O que é merchandising

A realidade virtual é uma realidade comercial

Quais são os quatro pilares do planejamento de marketing?

A gente, que respira comunicação dia e noite, lida diariamente com cada um deles. Você, empresário, que busca fortalecer sua marca, também. Então vamos lá!

O famoso Mix de Marketing, baseado no modelo proposto por Jerome McCarthy e Philip Kotler, ajuda diariamente empresas, como Coca-Cola e Havaianas.

E o que é o Mix de Marketing? 

O mix é formado pelos 4 Ps, que são: Preço, Produto, Praça e Promoção. Todos eles precisam estar bem alinhados para que seu marketing possa dar o resultado esperado.

Agora vamos falar um pouco sobre cada um deles para que você entenda melhor.

O Preço

Vamos começar por aquilo que é o terror para muitos clientes: quanto “pesa” no bolso? Quanto está disposto a pagar para consumir sua marca?

Preço é o P referente ao valor de venda do seu produto ou serviço. O básico aqui é oferecer algo atraente, mas que, ao mesmo tempo, consiga manter sua empresa saudável.

Este caminho tem muitas variáveis. Por exemplo, dependendo do seu segmento, ou tipo de solução que você oferece, o preço é também um posicionamento de marca. Se o público tem maior poder aquisitivo e a marca oferece, além de qualidade, status social, o preço deve acompanhar esse movimento.

Por isso, este ponto deve ser muito bem embasado no conhecimento sobre seu público.

O Produto

O que a sua empresa oferece para seus clientes? Como ela ajuda cada um deles em seu dia a dia? Seu negócio, de alguma forma, melhora a vida das pessoas? É disso que estamos falando.

Produto é, resumidamente, tudo aquilo que você deixa à disposição do consumidor, pensando em suas necessidades. Saber exatamente qual é o seu produto, porque ele existe e a quem ele interessa, é a chave para entender como sua oferta pode se destacar da concorrência.

Para conquistar clientes, você precisa fazer mais do que oferecer o que ele busca. A marca tem que mostrar que é a melhor opção.

A Praça

Onde podemos encontrar seu produto, ou serviço? Em que lugar ele é oferecido para os consumidores? Este “estabelecimento”, seja ele físico ou digital, é conhecido como praça.

Lojas, balcões, gôndolas, sites, redes sociais, e-commerces, mensageiros, enfim. Todo e qualquer lugar que possa ser visto como “prateleira”, em que as pessoas têm acesso às suas soluções, são a sua praça.

E definir corretamente qual é o lugar ideal é simples: basta saber onde seu cliente está. Conhecimento sobre seu público-alvo é fundamental para estabelecer como oferecer seu produto. 

No local em que seu target estiver, você também precisa estar.

A Promoção

É aí que a propaganda entra. Depois de todos os Ps anteriores definidos, chegou a hora de divulgar suas soluções para que o mundo saiba de sua existência. 

Nessa fase, você define onde vai anunciar, quais canais de divulgação irá utilizar. Lembre-se que usar como destaque aquilo que você tem como diferencial vai te colocar em evidência em meio à concorrência.

Promover suas soluções por meio de estratégias de comunicação que sejam eficazes, que falem com seu público e, principalmente, que possam convencê-lo de que sua marca é a melhor opção é um caminho sem volta.

Para o sucesso.

Uma estratégia fundamental

Cada um dos indicadores acima precisa estar muito bem alinhado para que você consiga conquistar clientes. Um depende do outro, funcionando perfeitamente, para que no final a venda aconteça.

Embora existam muitos outros recursos e aspectos para se conhecer, este é apenas um que, quando aplicado corretamente, gera muitos resultados positivos para o negócio.

Quer continuar por dentro das ferramentas e estratégias que fazem a diferença na gestão de sua marca?

Ótimo! Tenho uma ideia para você. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Estamos operando normalmente mas em home office em razão do COVID-19 e decreto municipal 445/2020.