Se a sua marca fosse um pirata, o público seria um tesouro enterrado. Impossível de ser encontrado, de maneira eficiente, sem um mapa. Este guia é a sua estratégia de marketing.
Assim como em uma jornada, a estratégia tem várias etapas a serem cumpridas. Tudo para que no fim você possa conquistar sua merecida recompensa: os clientes.
Por isso, precisamos seguir cada uma delas à risca. E o primeiro passo neste processo é definir o seu cliente ideal.
Quem ele é? O que faz? Onde vive? O que come? Como ele se diverte nos fins de semana?
Todas essas respostas serão esclarecidas com a criação de uma persona. Isso, uma persona. Continue lendo que vamos te explicar.
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Mas afinal, o que é uma persona?
Quando falamos em estratégia de marketing, persona nada mais é do que uma pessoa fictícia que simboliza seu cliente ideal.
Nela, temos reunido tudo que ele é, sente, busca e faz. A persona tem características próprias, hobbies, escolaridade, gostos, enfim, tudo que uma pessoa tem. É, literalmente, criar uma pessoa.
E a regra é: quanto mais completa, melhor. Quanto mais detalhes ela tiver, mais assertiva serão suas ações e conteúdos.
Mas é só sair criando e pronto? Não.
Uma persona precisa ser criada com base em pessoas reais. Sejam seus leads, clientes, prospecções ou aspirações. Afinal, por mais que ela seja “apenas uma pessoa”, seu dever é representar o interesse de muitas.
A persona criada para representar o público ideal da empresa é chamada de Buyer Persona.
Mas o inverso também acontece.
Brand Persona e a voz da sua empresa
Basta alguns minutos navegando por uma rede social, seja ela Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube, enfim, para se deparar com pessoas interagindo com as marcas.
É gente pedindo filmes para Netflix, fazendo perguntas para a Lu, do Maganize Luiza, ou simplesmente querendo uns cupons no iFood. É comunicação, e construção de experiência de marca, acontecendo a todo momento.
Todos com o seu jeito particular de falar, agir e reagir, ou seja, com a sua própria personalidade. Uma pessoa criada para representar os valores da marca. Isso é a Brand Persona.
Por meio dela, além de dar vida para a empresa, fica muito mais natural e humana a interação com o público.
E nos dias atuais, em que o relacionamento está cada vez mais estreito, ter uma uma brand persona bem estruturada faz toda a diferença.
Nunca na história tivemos um retorno tão imediato. E isso é ótimo! Quanto mais você escuta seu cliente, mais entende como deixá-lo satisfeito.
O público não quer apenas consumir, mas também contar como foi e como está se sentindo em relação ao seu produto ou serviço.
Estratégia de Marketing e a vantagem de ter uma persona
Ter uma persona, tanto para seu público quanto para sua marca, significa clareza de objetivos.
Com ela, fica muito mais fácil saber quem é você, quem é o seu público, como é o seu tom de voz e comunicação, como precisa aparecer em público, entre muitas outras. Listamos algumas aqui:
- Linguagem padronizada;
- Decidir quais redes sociais são mais adequadas;
- Tom de voz ideal para sua marca;
- Tipos de conteúdo;
- Extensão e formatos;
- Etc.
Na era do conteúdo, em que todos precisam produzir, ter uma brand e uma buyer persona, com toda certeza, vai te colocar à frente da concorrência – e isso quer dizer, mais perto do seu cliente.
A era do conteúdo
O primeiro passo em seu mapa rumo ao tesouro foi dado. Personas criadas e prontas para serem colocadas em prática. E agora, qual é a próxima parada?
Por mais trabalhoso que seja este processo, ele é apenas uma parte de tudo que você precisa fazer para chegar ao seu público-alvo. Depois da persona, o passo a seguir é investir em conteúdos ricos, interessantes, feitos por sua brand persona e direcionados para sua buyer persona.
Mas este é um outro assunto, que pode ficar para uma outra hora. E você tem muito trabalho pela frente. O importante é ter a certeza de que, seguindo este “mapa” chamado estratégia de marketing, cedo ou tarde você chegará ao seu destino.