fbpx

Estratégia de Marketing: a importância da Persona

bangboo

Se a sua marca fosse um pirata, o público seria um tesouro enterrado. Impossível de ser encontrado, de maneira eficiente, sem um mapa. Este guia é a sua estratégia de marketing.

Assim como em uma jornada, a estratégia tem várias etapas a serem cumpridas. Tudo para que no fim você possa conquistar sua merecida recompensa: os clientes.

Por isso, precisamos seguir cada uma delas à risca. E o primeiro passo neste processo é definir o seu cliente ideal.

Quem ele é? O que faz? Onde vive? O que come? Como ele se diverte nos fins de semana? 

Todas essas respostas serão esclarecidas com a criação de uma persona. Isso, uma persona. Continue lendo que vamos te explicar.

LEIA TAMBÉM:

Engajamento no Instagram, fim dos likes e a força do conteúdo

Mídia OOH: você não pode pular esta matéria

Posicionamento de Marca: a importância dele para os negócios

Mas afinal, o que é uma persona?

Quando falamos em estratégia de marketing, persona nada mais é do que uma pessoa fictícia que simboliza seu cliente ideal.

Nela, temos reunido tudo que ele é, sente, busca e faz. A persona tem características próprias, hobbies, escolaridade, gostos, enfim, tudo que uma pessoa tem. É, literalmente, criar uma pessoa.

E a regra é: quanto mais completa, melhor. Quanto mais detalhes ela tiver, mais assertiva serão suas ações e conteúdos.

Mas é só sair criando e pronto? Não.

Uma persona precisa ser criada com base em pessoas reais. Sejam seus leads, clientes, prospecções ou aspirações. Afinal, por mais que ela seja “apenas uma pessoa”, seu dever é representar o interesse de muitas.

A persona criada para representar o público ideal da empresa é chamada de Buyer Persona.

Mas o inverso também acontece.

Brand Persona e a voz da sua empresa

Basta alguns minutos navegando por uma rede social, seja ela Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube, enfim, para se deparar com pessoas interagindo com as marcas.

É gente pedindo filmes para Netflix, fazendo perguntas para a Lu, do Maganize Luiza, ou simplesmente querendo uns cupons no iFood. É comunicação, e construção de experiência de marca, acontecendo a todo momento.

Todos com o seu jeito particular de falar, agir e reagir, ou seja, com a sua própria personalidade. Uma pessoa criada para representar os valores da marca. Isso é a Brand Persona.

Por meio dela, além de dar vida para a empresa, fica muito mais natural e humana a interação com o público. 

E nos dias atuais, em que o relacionamento está cada vez mais estreito, ter uma uma brand persona bem estruturada faz toda a diferença.

Nunca na história tivemos um retorno tão imediato. E isso é ótimo! Quanto mais você escuta seu cliente, mais entende como deixá-lo satisfeito.

O público não quer apenas consumir, mas também contar como foi e como está se sentindo em relação ao seu produto ou serviço.

Estratégia de Marketing e a vantagem de ter uma persona

Ter uma persona, tanto para seu público quanto para sua marca, significa clareza de objetivos. 

Com ela, fica muito mais fácil saber quem é você, quem é o seu público, como é o seu tom de voz e comunicação, como precisa aparecer em público, entre muitas outras. Listamos algumas aqui:

  • Linguagem padronizada;
  • Decidir quais redes sociais são mais adequadas;
  • Tom de voz ideal para sua marca;
  • Tipos de conteúdo;
  • Extensão e formatos;
  • Etc.

Na era do conteúdo, em que todos precisam produzir, ter uma brand e uma buyer persona, com toda certeza, vai te colocar à frente da concorrência – e isso quer dizer, mais perto do seu cliente.

A era do conteúdo

O primeiro passo em seu mapa rumo ao tesouro foi dado. Personas criadas e prontas para serem colocadas em prática. E agora, qual é a próxima parada? 

Por mais trabalhoso que seja este processo, ele é apenas uma parte de tudo que você precisa fazer para chegar ao seu público-alvo. Depois da persona, o passo a seguir é investir em conteúdos ricos, interessantes, feitos por sua brand persona e direcionados para sua buyer persona.

Mas este é um outro assunto, que pode ficar para uma outra hora. E você tem muito trabalho pela frente. O importante é ter a certeza de que, seguindo este “mapa” chamado estratégia de marketing, cedo ou tarde você chegará ao seu destino.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email