Funil de vendas: qual caminho o seu cliente faz até a compra?

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Esse é um modelo estratégico usado para traçar a jornada dos clientes desde o seu primeiro contato com a empresa, até a concretização da venda, e muitas vezes após ela.

O funil é formado por etapas, em cada uma delas estratégias diferentes são aplicadas a fim de acompanhar o cliente desde a descoberta do seu problema até a venda da solução.


Através dele, é possível acompanhar a conversão de leads para a chance de venda.

Apesar do processo de compra nem sempre ser homogêneo, os clientes passam por várias etapas até chegar a decisão de compra. Para isso, é preciso ter a estratégia certa no momento ideal.

O funil é composto por três principais etapas: topo, meio e fundo.

Topo do funil: gerar reconhecimento e atrair prospects.

Essa é a fase conhecida como etapa da consciência, onde o cliente ainda não conhece o próprio problema, até ter o primeiro contato com o seu produto. 

A partir disso o cliente identifica que tem um problema e começa a pesquisar e aprender sobre ele. É uma fase onde surgem várias dúvidas sobre o tema.  

Nesse momento é preciso fornecer materiais ricos em informações que sirvam para que ele se aprofunde no problema  a fim de virar um lead e avance sua etapa. 

Meio do funil: reconhecimento e relevância.

Ao chegar ao meio do funil o cliente já está informado acerca do problema e tem conhecimento de uma possível solução. Então, ele segue em busca de produtos e serviços que possam solucionar isso. 

Nesse ponto, os potenciais compradores já estão interagindo com o conteúdo, tornando-se leads, mas ainda estão inseguros sobre qual a opção certa para escolher. 

Os conteúdos e informações dessa fase são mais específicos, a fim de mostrar ao cliente que o seu serviço é a escolha certa para a resolução do problema dele. A oferta deve direcionar para a fase final, de escolha. 

Fundo do funil: resolução do problema e decisão de compra.

A última etapa do funil é marcada pela tomada de decisão, nessa fase os leads sabem tudo que precisa sobre o problema . Por fim, cabe ao cliente escolher a melhor escolha para resolver seu problema. 

Nesse momento as principais dúvidas são referentes a orçamentos e qual empresa oferece o melhor serviço para resolução.  

Acompanhando o seu cliente desde a primeira etapa garante que ele confiará no seu negócio para solucionar o problema dele e chegar até a decisão de compra.

 

O mercado hoje está cada vez mais competitivo, ter uma grande quantidade de vendas requer um serviço que vá até o cliente e entregue um serviço personalizado. 
 

Com o funil é possível não só encontrar como ser encontrado, através de conteúdos que informem seu cliente e estejam de acordo com sus necessidades.

Confira alguns benefícios dessa estratégia para sua empresa:

  • Antecipação de resultados através do monitoramento dos leads;
  • Acompanhar o processo de vendas do início ao fim; 
  • Otimização do ciclo de vendas tornando o processo objetivo;
  • Informações valiosas que possibilitam aprimorar seus processos e entregar um produto cada vez melhor. 

Agora que você já conhece a jornada de compra do cliente e como acompanhá-la, é hora de traçar algumas estratégias para todas as etapas do seu funil e melhorar a sua taxa de conversão.

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