Esse é um modelo estratégico usado para traçar a jornada dos clientes desde o seu primeiro contato com a empresa, até a concretização da venda, e muitas vezes após ela.
O funil é formado por etapas, em cada uma delas estratégias diferentes são aplicadas a fim de acompanhar o cliente desde a descoberta do seu problema até a venda da solução.
Através dele, é possível acompanhar a conversão de leads para a chance de venda.
Apesar do processo de compra nem sempre ser homogêneo, os clientes passam por várias etapas até chegar a decisão de compra. Para isso, é preciso ter a estratégia certa no momento ideal.
O funil é composto por três principais etapas: topo, meio e fundo.
Topo do funil: gerar reconhecimento e atrair prospects.
Essa é a fase conhecida como etapa da consciência, onde o cliente ainda não conhece o próprio problema, até ter o primeiro contato com o seu produto.
A partir disso o cliente identifica que tem um problema e começa a pesquisar e aprender sobre ele. É uma fase onde surgem várias dúvidas sobre o tema.
Nesse momento é preciso fornecer materiais ricos em informações que sirvam para que ele se aprofunde no problema a fim de virar um lead e avance sua etapa.
Meio do funil: reconhecimento e relevância.
Ao chegar ao meio do funil o cliente já está informado acerca do problema e tem conhecimento de uma possível solução. Então, ele segue em busca de produtos e serviços que possam solucionar isso.
Nesse ponto, os potenciais compradores já estão interagindo com o conteúdo, tornando-se leads, mas ainda estão inseguros sobre qual a opção certa para escolher.
Os conteúdos e informações dessa fase são mais específicos, a fim de mostrar ao cliente que o seu serviço é a escolha certa para a resolução do problema dele. A oferta deve direcionar para a fase final, de escolha.
Fundo do funil: resolução do problema e decisão de compra.
A última etapa do funil é marcada pela tomada de decisão, nessa fase os leads sabem tudo que precisa sobre o problema . Por fim, cabe ao cliente escolher a melhor escolha para resolver seu problema.
Nesse momento as principais dúvidas são referentes a orçamentos e qual empresa oferece o melhor serviço para resolução.
Acompanhando o seu cliente desde a primeira etapa garante que ele confiará no seu negócio para solucionar o problema dele e chegar até a decisão de compra.
O mercado hoje está cada vez mais competitivo, ter uma grande quantidade de vendas requer um serviço que vá até o cliente e entregue um serviço personalizado.
Com o funil é possível não só encontrar como ser encontrado, através de conteúdos que informem seu cliente e estejam de acordo com sus necessidades.
Confira alguns benefícios dessa estratégia para sua empresa:
- Antecipação de resultados através do monitoramento dos leads;
- Acompanhar o processo de vendas do início ao fim;
- Otimização do ciclo de vendas tornando o processo objetivo;
- Informações valiosas que possibilitam aprimorar seus processos e entregar um produto cada vez melhor.
Agora que você já conhece a jornada de compra do cliente e como acompanhá-la, é hora de traçar algumas estratégias para todas as etapas do seu funil e melhorar a sua taxa de conversão.
Se você gostou desse artigo e quer ver mais conteúdos como esse, siga nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook, Linkedin e Instagram.