Gosta de fazer tricô? Ou de aprender como cuidar melhor do seu carro? Quem sabe livros de fantasia medieval?
Nossa, quanta variedade em apenas um parágrafo, não é mesmo? Mas de uma coisa temos certeza, sem pesquisar: existem grupos do Facebook para cada uma dessas atividades.
E a melhor parte: você também sabe, mesmo sem dar uma espiadinha se quer, que eles estão lá.
Se tudo isso está na rede de grupos do Facebook, por que sua marca não pode? Mas ela pode! E é sobre isso que falaremos hoje.
Mas antes…
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Por que ter um grupo do Facebook?
Uma marca sempre deve estar próxima do seu público. Falar com ele diariamente, interagir, criar boas experiências. Sabe onde ela tem a oportunidade de fazer isso? Nos grupos do Facebook.
Neles, você poderá prestar suporte ao seu cliente, dar dicas, ter um feedback mais real e muitas outras vantagens. Tudo depende do seu objetivo.
Mas eles não ficam restritos apenas ao seu público externo. Os grupos também podem ser usados para gerenciar equipes, discutir novas ideias, alinhar os objetivos do negócio, entre outras tantas razões.
Nos grupos do Facebook, você tem contato direto com quem sua marca busca se comunicar.
E como criar um?
Criar seu próprio grupo é mais fácil do que você imagina. Confira o nosso passo a passo e veja como tudo funciona na prática.
- Faça o login no Facebook;
- Clique em criar, no canto superior direito do Facebook;
- Selecione GRUPO;
- Digite o nome do seu grupo;
- Adicione os primeiros membros;
- Escolha suas opções de privacidade;
- Clique em CRIAR e pronto.
Viu? Levou muito pouco tempo e, com este primeiro passo, você já está mais perto do seu objetivo, seja ele gerir equipes ou se aproximar do target.
Ao chegar até aqui, você já deve ter se perguntado “mas qual a diferença para uma página?”
Qual é a diferença entre “Grupo” e “Página”?
Existe uma definição que explica muito bem a diferença entre uma página e um grupo do Facebook. Sim, embora sejam parecidas no ideal coletivo, na prática são ferramentas bem diferentes.
Uma página é destinada para um negócio, uma empresa, uma marca. Lá você pode criar e compartilhar conteúdo, falar de forma mais ampla, obter um retorno geral sobre seu trabalho, etc.
Já o grupo é feito para unir pessoas ao redor de uma causa, um objetivo, uma paixão. Mas isso não quer dizer que o seu foco não possa ser mercadológico.
O grupo não visa promover um produto ou serviço em si. Ele faz isso de forma indireta. Oferecendo suporte, apoio e orientação ao público, a empresa constrói marca, conquista e fideliza clientes.
Entender as reais necessidades do seu consumidor e o primeiro passo para uma estratégia eficaz.
Conheça agora mais algumas vantagens em criar seu grupo.
Vantagens de se ter um grupo
Para finalizar, listamos aqui alguns benefícios que podem ser interessantes para o seu negócio. O mais importante é que todos eles são conquistados criando, mantendo e alimentando seu grupo.
- Proximidade com o cliente;
- Presença em sua rotina;
- Aumento de alcance orgânico;
- Informação de maneira direta
- Interação entre membros;
- Pode servir como suporte;
- Gera debates;
- Cria laços;
- Etc.
Essas e outras vantagens são consequência de uma comunidade bem estruturada. Se as marcas conseguem criar engajamento com páginas e publicações, imagine só toda essa força de interação direcionada a um grupo específico.
Sim, os resultados podem ser surpreendentes.
Pronto para criar seu grupo?
O Facebook tem investido em suas comunidades de maneira intensa. Em 2019 tivemos até campanhas offline falando sobre elas. O espaço ganhou novo layout e está pronto para potencializar negócios, unir pessoas e fortalecer causas.
A interação com o público é cada vez mais intensa e as empresas, cada vez mais, abrem seus ouvidos para ouvir suas necessidades. Nos grupos, isso pode acontecer de forma mais aguda.
E o seu negócio, vai fazer parte deste movimento?
Foi o que pensamos.