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Slogans criativos não nascem do chão

bangboo

Por mais que seja fácil acreditar que é assim mesmo que eles nascem, slogans criativos não brotam da terra.

Muito menos da cabeça de uma única pessoa. Existe todo um processo que mistura dados, história, cultura, objetivo, desejo, paixão e, claro, criatividade.

É disso que os slogans são feitos. 

Mas fomos rápidos demais. Vamos começar pelo começo.

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O que é um slogan?

Um slogan é tão, ou até mais, importante quanto o logo. Afinal, é ele quem dá sentido ao que o logo quer mostrar.

O slogan é uma frase curta, de efeito, que diz tudo sobre a sua marca, o que ela é, seu significado e qual é o seu papel, em poucas palavras.

Pequenas sacadas poderosas que escrevem a ferro e fogo toda a alma do seu negócio na mente do público-alvo. 

Um slogan poderoso precisa ser criativo. Só a criatividade pode criar algo único, representativo, repleto de essência e de fácil memorização. 

Por isso é tão difícil fazer um que seja bom. Mas quando acontece, é só questão de tempo – e planejamento – para que ele ganhe seu lugar na memória do cliente.

Outra coisa importante: é preciso saber usá-lo.

Calma, a gente explica.

Título, tagline e slogan é tudo a mesma coisa?

Não. Cada um tem a sua função dentro da peça e essa hierarquia precisa ser respeitada. Eles são ferramentas diferentes, com objetivos diferentes, que quando juntas, falam a mesma língua.

  • Título ou Headline: O título é a frase principal da peça. Ele tem o objetivo de prender a atenção do público e fazê-lo querer ver o restante da peça. É a isca. Quanto mais criativo, diferente e intrigante, melhor. O “Think Small”, clássico Volkswagen, não nos deixa mentir.
  • Tagline: Muita gente acha que esse é o slogan, mas não. Sua maior diferença é que a tagline é a frase que marca uma determinada campanha, ou lançamento de um novo produto. Ou seja, ele fica no ar por menos tempo. Um bom exemplo é o “Isso muda o mundo” do Banco Itaú, permanecendo ainda com seu slogan tradicional “Feito para você”.
  • Slogan: ao lado do logo, o slogan assina a peça, fechando todo o contexto do anúncio, conectando tudo: layout, imagem, texto, ideia e marca. Um exemplo clássico é o “Just Do It”, em português “Simplesmente Faça”, da Nike, que representa todo o ideal da empresa por mais de 30 anos.

A ideia é o que a sua campanha pode ter de mais poderoso. Ela não só vende e gera resultados, mas também deixa sua “marca” no imaginário do seu target.

Slogans criativos são a prova do tempo

A esponja de aço que tem 1001 utilidades, o sabão em pó que pede para você se sujar, os chinelos que todo mundo usa, a cerveja que desce redondo, o hambúrguer que ama muito tudo isso ou mesmo o posto de gasolina com todas as respostas.

Marcas ficam no imaginário popular pelas histórias que contam, pelos sentimentos que causam, pela descoberta que fazem. A compra do produto é uma consequência disso.

Ou vai me dizer que você não conhece nenhum dos slogans acima? 

Assim como eles se tornaram a prova do tempo, tudo aquilo que significam também se torna. Imagine: uma pequena frase que, usada de uma forma planejada e com estratégia, pode deixar o seu negócio por anos e anos na lembrança do público.

Parece um bom investimento, não é?

Campeonato mundial de slogans

Os apaixonados por propaganda levam slogans criativos tão a sério que organizaram o Campeonato Mundial de Slogans. Organizado pela BBH Labs, Londres, ele aconteceu no Twitter da agência. Qualquer seguidor podia votar em seu favorito.

Clássicos da propaganda mundial, como: Think Different, da Apple, Beanz Meanz Heinz, da Heinz, I Love NY, da cidade de Nova Iorque, Think Small, da Volkswagen, Because you’re worth it, da L’Oréal, Impossible is Nothing, da Adidas, estão todos lá.

Mais uma prova de que eles transcendem o próprio mundo de negócios, serviços, compra e venda, e partem para a cultura pop, fazendo parte do nosso dia a dia.

Sua marca, completa

Como você pode ver, o slogan faz parte da composição da sua comunicação. Ele é importante em todas as etapas da sua construção de marca. Por isso precisa ser feito com todo o cuidado.

Se para falar de slogan, precisamos de um texto deste tamanho, tente imaginar descrever toda a sua empresa em algumas palavras? Sim, é complicado.

Mas depois de pronto, ele vai deixar o seu negócio muito mais próximo do seu cliente.

Então, para finalizar, se você tem dúvidas de que precisa ter um bom slogan, temos um aqui que pode te ajudar a decidir:

Simplesmente faça.

Quer testar seus conhecimentos sobre eles? Clique no link e veja quais você conhece.

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