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2019: o ano do podcast. Mas, o que é podcast?

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“2019 é o ano do podcast no Brasil”.

Essa frase foi dita com frequência pelos produtores de conteúdo da plataforma. Isso porque, neste ano, o Spotify, rede de músicas via streaming, resolveu apostar suas fichas nesta não tão nova mídia.

Demorou para que os “gigantes” percebessem que os podcasts possuem um enorme potencial comercial, um público fiel e conteúdo rico. 

Mas vamos começar do início e mostrar para você como ele pode ajudar sua marca a falar, diretamente, com seu público.

Antes, quero te perguntar: já leu esses aqui também?

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O que é podcast?

Podcast é uma espécie de “TV streaming”, só que apenas de áudio. As pessoas gravam programas, falando sobre tudo que quiserem – cinema, livros, jogos, estudos, notícias, ciência, sociologia, piadas, áudio dramas, etc – e disponibilizam online. Dessa forma, o público pode tanto ouvir online quanto fazer download.

A palavra “Podcast” vem da união de outras duas, Ipod, o antigo e famoso MP3 player da Apple, e Broadcast, que significa “transmissão”. Juntas, elas deram nome a um novo tipo de mídia entre os anos de 2003 e 2004 que se popularizou, principalmente nos EUA, graças à internet.

Hoje, existem produtores de conteúdo profissionais, empresas, como o Spotify, e investidores que apoiam e acreditam no modelo.

E o podcast tem crescido cada vez mais.

O podcast está crescendo

O Brasil está adorando ouvir podcasts. Um artigo do PowerPress Podcast nos diz que o nosso país saiu do 13º lugar direto para a 2ª posição, com aumento médio anual de 127%. Para deixar tudo ainda mais claro, em 2018 os brasileiros fizerem 110 milhões de downloads da mídia, um crescimento de 33% em relação a 2017.

Segundo um levantamento feito pela Deezer, com dados levantados junto ao Spotify, Apple iTunes e Google Podcasts, a pesquisa pelo formato aumentou 67% no ano de 2019. Somente a própria Deezer viu o consumo em seu espaço crescer 177% nos últimos 12 meses.

Ou seja, a plataforma está crescendo. E o motivo principal é que as pessoas encontraram diversas vantagens na mídia, como:

  • Cultura;
  • Conhecimento;
  • Diversão;
  • Companhia;
  • Entretenimento;
  • Etc.

Tudo isso é consumido enquanto vai para o trabalho, faz as tarefas de casa, pratica esportes, viaja, enfim. Tempo livre é hora de Podcast. E o cenário parece ser muito promissor!

De acordo com um levantamento da PwC, o valor de suas receitas publicitárias devem subir, em média, 21,3% até o fim de 2023. A estimativa para 2019 é de 1 bilhão de dólares. É, realmente, o negócio está aquecido.

Mas como falar com seu público em meio a tantos downloads?

Sua marca, com total atenção do seu cliente

Existem podcasts de todos os temas e um deles pode ter a ver com o seu negócio.

Por exemplo: se a sua empresa trabalha com tecnologia, investir em programas com este tema é uma excelente ideia. Se você tem uma agência de viagens, entrar em um que dá dicas de viagem é a escolha certa, e o por aí vai.

Marcas como Bradesco, que tem parceria com o projeto “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes”, Natura, que investe no “Mamilos”, e até mesmo o SEBRAE, com o “Conhecer para Empreender”, trabalhando ao lado da rádio CBN, já estão no mercado. Até mesmo a Rede Globo está investindo na mídia, trazendo diversos programas, como esportivos e jornalísticos, para a plataforma.

É o seu negócio, falando com seu possível cliente, com atenção total e, o melhor, crescente. Um bom planejamento de comunicação vai sempre buscar todas as opções de mercado para levar a sua mensagem a quem precisa ouvir: seu target.

Ou seja, se você não ouvia, é bom começar.

Podcasts para você começar a ouvir

Para você entrar no clima e começar a consumir podcasts, trouxemos aqui alguns dos mais populares do Brasil. Pode apostar que, pelo menos um deles, aborda algum assunto do seu interesse.

Fronteiras da Ciência: podcast da rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que, como o próprio nome diz, tem como sua principal atração a ciência. Mas que também, vez ou outra, fala sobre outros assuntos, como cinema, por exemplo.

Naruhodo: perguntas do dia a dia, das mais simples às mais complexas, são respondidas neste podcast comandado por Ken Fujioka e Altay de Souza. “O que é bruxismo no sono?” essas e outras respostas estão por lá.

Durma com essa: o podcast de notícias do jornal Nexo traz, em cerca de 15 minutos, os acontecimentos mais importantes do dia e na sexta-feira, um resumo da semana. Ótimo para ouvir enquanto toma café ou faz outra atividade rápida.

RapaduraCast: gosta do universo cinematográfico como um todo, dos clássicos à cultura pop? O RapaduraCast, comandado por Jurandir Filho, fala sobre tudo isso com sua mesa de convidados. Todos os últimos lançamentos do cinema estão lá.

Nerdcast: um dos mais famosos do Brasil é o programa comandado por Alexandre Ottoni e Deive Pazos. Falando sobre cultura nerd, como quadrinhos, séries, games, filmes e a visão nerd do mundo desde 2006, o Nerdcast, em novembro de 2019, bateu a marca de 1 bilhão de downloads.

Poderiamos listar muitos outros aqui, mas estes já são um bom começo para, tanto você quanto sua marca entrarem de vez no mundo dos podcasts.

Coloque os fones e aperte o play

O podcast não é apenas o queridinho dos ouvintes, mas também das marcas. Uma audiência cativa, fiel e que escuta média de uma hora por programa fazem dele uma excelente opção não só de entretenimento, mas de investimento. 

Imagine só, sua marca com todos esses holofotes? Pois é. É bom começar a ver a plataforma com outros olhos, ou melhor, com outros ouvidos.

Seu cliente já está nela. E você?

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