fbpx

O ouro está na caixa de entrada: o que é e-mail marketing?

bangboo

A pergunta “o que é e-mail marketing” é fácil de responder. 

Difícil mesmo é saber que muitas empresas não fazem o uso correto de uma ferramenta tão forte e importante. 

Só para exemplificar um pouco do seu tamanho: no distante ano de 2012, um infográfico publicado pelo site Mashable nos disse que 144,8 bilhões de e-mails são enviados diariamente. Estamos em 2019 e com certeza este número cresceu bastante.

E é por isso que você deve usá-lo ao seu favor. Nesta matéria mostraremos que o e-mail é uma peça fundamental para conquistar novos clientes, manter os atuais e se comunicar com seu público.

Mas antes, quero te perguntar: já leu os textos abaixo?

LEIA TAMBÉM

Jingle: só de ler, você já pensou em um

Marketing de Conteúdo: a beleza interior das marcas

Marketing de Performance: use os dados ao seu favor

Vamos lá!

O que é e-mail marketing?

Como dissemos ali em cima, por mais que a resposta seja fácil, ela sempre é rasa. 

Portanto, vamos aprofundar um pouco mais no assunto para que você possa saber o poder da ferramenta que o seu negócio pode ter nas mãos.

E-mail Marketing é uma forma de divulgar seus produtos, serviços, novidades e comunicados por meio de um contato direto com seus atuais ou potenciais clientes. Tudo isso através do e-mail.

Ou seja, ele pode ser tanto um meio de manter e nutrir o relacionamento com seu público-alvo, divulgando promoções especiais por exemplo, quanto um trunfo na manga para trazer novos consumidores, por meio da entrega de conteúdo e pontos atrativos de sua marca.

Antes, os e-mails eram vistos como ferramentas de comunicação de massa. Hoje não é mais assim, já que os profissionais entenderam que ele deve ser usado de uma maneira mais inteligente, estratégica e segmentada.

Existem vários tipos de e-mail marketing:

  • E-mails de boas-vindas para novos clientes;
  • E-mails para clientes inativos;
  • E-mails promocionais;
  • E-mails sazonais;
  • E-mail marketing para e-commerce;
  • Entre outros.

O que não faltam são meios de usar todos os benefícios desta ferramenta ao seu favor. E falando em benefícios, este é o nosso próximo tópico.

Como o e-mail marketing pode ajudar em seu negócio?

Fazer um bom uso do e-mail marketing em sua estratégia de comunicação pode ajudar sua empresa em muitos outros fatores além das vendas. Listamos aqui alguns pontos fundamentais que serão fortificados com a ferramenta. São eles:

Engajamento: por ser uma ferramenta “one-to-one”, ou seja, um contato direto com seus clientes, os e-mails são uma ótima forma de engajar o público. É lá que vocês poderão se comunicar de maneira privada e confiável. 

Comunicação: já que existe esta conexão direta com o público, por que não usar o canal como meio de comunicação entre a marca e o cliente? Avisos, pagamentos, rastreamentos, boas-vindas, enfim. O target quer se relacionar.

Promoção de conteúdo: este é o seu espaço, seus segundos preciosos de atenção. Mostre seus produtos, lançamentos, ofertas, promoções, novidades, enfim. Tudo que a empresa pode fazer por seu consumidor.

Vendas: por último e o mais importante: vendas. Além dos e-mails marketing serem ferramentas incríveis para promover seus produtos e serviços, mantendo seus contatos atualizados e aquecidos, eles também facilitam e encurtam o caminho até as vendas. O e-mail certo, com o produto certo, na hora certa, é venda na certa.

Mas para quem acha que é tarefa fácil integrar esta ferramenta ao seu plano de comunicação, é melhor ter cuidado. Antes de tudo, você precisa de uma base forte de e-mails dos seus clientes.

Construa sua própria base de e-mails

Ao começar a trabalhar com e-mail marketing, você acabará se deparando com algumas propostas de bancos de e-mails. Não caia nessa propaganda enganosa.

Se fizer isso, sua comunicação vai chegar até pessoas que não conhecem ou demonstram qualquer interesse em sua marca. Além disso, os e-mails que fazem parte desta lista também recebem materiais de todas as outras empresas que o compraram.

Sabe o que isso quer dizer? Todo o trabalho será em vão, já que o seu e-mail se perderá entre todos os outros, correndo o risco de ser denunciado por SPAM.

Por isso, é importante que você tenha a sua própria base. Dessa forma, sua comunicação será muito mais eficiente, saudável e rentável.

Como funciona na prática?

Trouxemos aqui um de nossos cases para exemplificar a força do e-mail marketing. 

Gazin Colchões: Quando o cliente nos apresentou o Romance Wine, soubemos que a venda não seria fácil. O colchão já estava com campanha no ar antes de recebermos a demanda, por vezes era confuso revelar seu diferencial: com a ficção, microcápsulas de extratos naturais liberavam fragrância relaxante.

Aproveitamos a janela perfeita para anunciar o Romance Wine, o Dia dos Namorados de 2019. Com estratégia, criatividade e performance, conseguimos ótimos resultados, como:

  • Aumento de mais 204,09% na vendas do Romance Wine em relação a 2018;
  • Taxa de abertura de 21,45% (15% de taxa é considerado uma média ótima);
  • Mais 684,08% de acessos na página do Romance Wine.
  • Veja mais sobre o case aqui.

Como você pode ver, quando trabalhamos sua base de dados com estratégia, os resultados aparecem.

O ouro pode estar em uma caixa de entrada

Talvez o que esteja faltando em seu plano de comunicação para converter anúncios em vendas seja uma estratégia bem elaborada de e-mail marketing. Como mostramos, os dados, a funcionalidade o engajamento deste espaço de mídia estão ao seu favor.

Tudo que você precisa fazer é construir sua base de contatos ou colocar uma que já existe em prática. Uma boa agência vai saber muito bem o que fazer com toda esta informação.

Colocar seu banco de dados para trabalhar é um trunfo que você não pode deixar de lado.

E para começar, basta enviar um e-mail.

Vamos começar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email