Vamos exemplificar “Marketing de Performance” na frase abaixo.
“Saberemos exatamente quantos acessos, cliques, compartilhamentos e direções este texto teve.”
O mundo digital trouxe muitas facilidades e aprimoramentos para o nosso dia a dia. Um deles foi o desenvolvimento do Marketing de Performance que, graças a este meio, se tornou muito mais rico em informações.
Quer saber como ele pode te ajudar a crescer e, principalmente, a fortalecer seu negócio? Então este é o artigo certo para você.
Continue a leitura e veja como a informação pode mostrar o caminho pelo qual você deve seguir para atingir seu público alvo.
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Marketing de Performance: o que é e como funciona?
Como exemplificamos ali em cima, o Marketing de Performance é uma modalidade de atuação do marketing onde todas as ações têm o mesmo foco: resultados. Por meio da análise de dados é possível avaliar o desempenho de peças, campanhas, veiculações e medir sua performance.
Tá, mas onde entra a revolução do digital?
Por meios analógicos – que a cada dia melhoram mais a sua própria análise – sabemos aquilo que é possível atingir, mas não exatamente. São dados abrangentes, diferente do digital.
Nele, além da medição e correção em tempo real, as métricas surgem segundo a segundo, de públicos com um nicho específico ou não, tudo personalizável. Ou seja, o investimento aumenta ou diminui mediante resultados instantâneos.
Sem falar que aqui, nós podemos escolher qual tipo de reação a marca deseja ter de seu consumidor. A empresa está em busca de mais vendas, impressões, cliques, engajamento ou leads? A perfomance entrega.
As ações mais utilizadas para gerar performance são:
- SEO e design responsivo para sites;
- Mídias Sociais (estratégias para gestão, criação e veiculação de conteúdo);
- Criação e gerenciamento de Newsletters;
- E-mail Marketing;
- Pesquisa Paga (PPC);
E as mídias:
- Facebook Ads;
- Google Adwords;
- SEO;
- Mídia Programática;
- UX (experiência de usuário);
- Entre outras.
O caminho certo, ou não, a se seguir vai surgindo por meio de números e amostras. Isso é Marketing de Performance. É planejar, estudar o público, defini-lo, calcular cada “mínimo” resultado de uma ação e entender o que eles dizem sobre seus próximos passos.
Entenda seus benefícios
O Marketing de Performance traz inúmeros benefícios, tanto para as agências quanto para os clientes. Trouxemos algumas aqui para você possa ver, de forma tangível, como ele pode facilitar e, ao mesmo tempo, potencializar sua rotina.
- Resultados tangíveis: devido ao fornecimento de dados em tempo real, é possível calcular os resultados de cada ação e ainda compará-los com outras performances;
- Análise em tempo real: basta uma conexão com a internet e pronto, todos os seus dados estarão na tela do seu computador ou smartphone, sendo calculados e divulgados para você, segundo a segundo;
- Mude quando precisar: caso deseje fazer alguma alteração “no meio do caminho”, fique à vontade. Com a tecnologia trabalhando ao seu favor, você pode mudar o direcionamento de sua ação, caso precise.
Aproveite dessas vantagens para atingir seus objetivos e ficar mais perto do seu target. Um planejamento estratégico de comunicação, voltado para performance, vai te ajudar a atingir esta meta.
Bangboo e o método CPR
A Bangboo, por exemplo, desenvolveu seu próprio método de trabalho para lidar com a entrega de resultados. Esta estratégia é chamada de CPR.
Criatividade + Performance = Resultados. Vamos explicar:
- Criatividade: responsável pela lembrança de marca. Faz com que ela perdure no imaginário do cliente por um longo período de tempo;
- Performance: responsável pelo resultado a curto/médio prazo da marca com a estratégia aplicada
- Resultado: a força da estratégia gerando resultados sólidos para o cliente e fidelizando seu público ao seu produto ou serviço.
Colocando a criatividade na jogada tudo muda. A performance é exponencialmente potencializada, a empresa ganha a atenção do público e ainda fortalecem a sua lembrança de marca.
Você pode saber mais sobre o método CPR clicando aqui.
Melhore sua performance
Em um cenário tão competitivo quanto o que vivemos hoje, saber minuciosamente cada detalhe de sua estratégia, por onde seguir e, o mais importante, quais resultados seu plano vai trazer, é fundamental.
Existem muitas opções e diversas distrações, saltando das telas que o seu cliente está consumindo conteúdo. Se não for memorável, marcante, mexer com ele, passará batido.
Qual é o trabalho que você está fazendo? Será que sua empresa não está sendo percebida? Se precisou pensar muito, a resposta é sim. Mas dá para mudar.
E aí, vamos mudar?