Spot de rádio e para o rádio: como trabalhar o poder do som

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“Mas antes, fique com a palavra do nosso patrocinador”.

O spot de rádio vai além de seu aspecto físico: impulsos eletromagnéticos em forma de sons, convertidos em ondas, que são transportados pelo ar onde colidem com antenas e caem, de bandeja, no ouvido de cada espectador.

Ele é uma ferramenta poderosa que, somado à criatividade, pode deixar sua marca e seu produto mais próximos do público-alvo.

E é sobre isso que falaremos hoje. Quer saber como o spot pode ajudar o seu negócio? Então continue lendo.

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Não é vinheta. Não é jingle. É spot de rádio!

Um é tem um espaço pequeno, alguns segundos na verdade, em que dá para falar o nome da marca e olhe lá. É a famosa vinheta.

O outro é aquele cantado, chiclete, que não sai da cabeça e você fica repetindo por anos, tipo “Pipoca e Guaraná”, sabe? Esse é o jingle.

O spot não é um, nem outro. É spot! Este nada mais é do que um anúncio, que pode ser composto por uma locução simples, ou mista – onde temos mais de uma voz – efeitos sonoros e até mesmo uma música de fundo.

São alguns elementos que, juntos, podem fazer qualquer coisa. Um terreno fértil para deixar a criatividade aflorar e ver momentos brotarem. Em mono ou estéreo, histórias são criadas para cativar o público e fazer nascer uma conexão única com a empresa.

Tá no trânsito, trabalho, fazendo faxina, correndo, viajando? A mensagem chega até os ouvidos do target por meio do rádio.

Isso, o rádio. Um tipo de mídia que, mais uma vez, a opinião coletiva diz que está esquecido, enquanto os números nos falam exatamente o oposto.

Você escuta rádio? O Brasil sim

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope Media em 2018, sobre o consumo de rádio no Brasil, baseada nas medições de 13 importantes regiões metropolitanas do país, 89% da população brasileira consome rádio.

O mesmo estudo nos revela o que elas procuram e o que mais consomem por lá:

  • 65% notícias e prestadores de serviços;
  • 47% sequência de músicas sem intervalos;
  • 19% religião;
  • 18% esportes;
  • 18% variedades/humorísticos;
  • 11% entrevistas e opiniões;
  • 7% participação de ouvintes e promoções.

Para compararmos, a pesquisa TIC Domicílios, 2019, apontou que o uso da internet cresceu no Brasil. Cerca de 70% das pessoas acessam à web

Ou seja, mesmo com toda a força da rede, o rádio está presente na vida de quase toda a população. Até porque, muitas dessas pessoas usam a própria internet para ouvir a sua estação favorita. E os números não mentem.

O rádio continua mais forte do que nunca e você pode usar todo este poder de alcance ao seu favor.

Spots que valem a pena serem ouvidos

Todo spot traz consigo uma história, mas algumas acabam se destacando por entre a multidão. Por isso, trouxemos aqui os que fazem perfeitamente o seu dever de casa: cativam, prendem a atenção e geram lembrança de marca.

Estrague uma História Triste – Safe Kids: temos inúmeros depoimentos sobre tragédias que acontecem, diariamente, ao nosso redor. Com isso, diversas histórias felizes são estragadas. A sacada aqui é justamente o contrário. 

Protex – Vidas Cruzadas: durante o dia, passamos por diversos lugares, tocamos vários objetivos, fazemos muitas coisas. Várias pessoas fazem isso. Por isso, é sempre bom estar protegido.

Traição – Cream: falar que ninguém ouve rádio é fácil, difícil mesmo provar o que diz. Tanto é que a produtora de som Cream criou este spot, um depoimento, para perguntar: e aí, ninguém mais se lembra do rádio mesmo?

E estes são só alguns exemplos de como usar, de maneira criativa, este tipo de mídia. Seu público está dentro dos 89% de brasileiros que escutam rádio? Então está na hora de pensar mais neste veículo.

Fale com seu público

Como você pode ver, o rádio continua forte e presente na vida das pessoas. Por isso, pensar sua estratégia de comunicação, incluindo este tipo de mídia, é fundamental para conversar com seu público.

Saber usar cada veículo ao seu favor é fundamental para colocar a sua marca em destaque no mercado. Sem falar que, com um planejamento de mídia, você fica mais perto do target.

Às vezes, ele precisa ver, outras apenas ouvir. O importante é estar sempre presente.

Quem não é visto não é lembrado. Quem não é ouvido, menos ainda.