fbpx

Mundo digital: o futuro pós-pandemia

bangboo

Em 2020, por tudo que tem acontecido, uma verdade ficou muito clara: o mundo digital é o futuro. E você tem visto isso acontecer de perto.

Processos foram instalados, mudanças foram feitas e algumas tecnologias, que até já existiam, viraram praticamente obrigatórias.

É inevitável que, no mundo pós-pandemia, algumas das atitudes tomadas para garantir maior segurança e isolamento fiquem para trás. Por isso, para te preparar para o que vem por aí, fizemos uma pequena lista com algumas tecnologias e tendências essenciais para o futuro próximo.

Vamos nessa? Começando pelo primeiro item.

Mas antes…

LEIA TAMBÉM

Atendimento ao cliente: como melhorar o seu

Os pilares do planejamento de marketing

Você conhece seu público-alvo?

Ir ao supermercado? Só se for uma emergência

Faz algum tempo que o supermercados estão expandindo e se adaptando ao e-commerce. Mas com a chegada da pandemia, eles precisaram acelerar, e muito, esse processo.

Uma pesquisa nacional feita pela consultoria Ebit/Nielsen, entre os dias 19 e 25 de março de 2020, mostrou um crescimento de 96% nas compras online em supermercado. O que isso quer dizer?

Que da mesma forma que as pessoas descobriram e aceitaram a facilidade de comprar online, pelos e-commerces, o mesmo tende a acontecer com os supermercados.

É claro que as pessoas continuarão indo aos pontos de venda. Mas imagine: enquanto trabalha, acessa o site, ou app, faz as compras e, quando chegar em casa, tudo está lá, pronto te esperando. Um sonho?

Uma realidade.

Cursos online, o novo padrão

Sim, cursos online já eram muito populares antes da pandemia. Mas só no primeiro semestre de 2020, segundo um levantamento feito pelo SEBRAE São Paulo, a procura cresceu mais de 200% no período, comparado a 2019.

Não apenas a capacitação de forma digital, ou graduações, por meio de EAD, mas também cursos de empreendedorismo. O curso online, para qualquer área que seja, teve um salto enorme.

Foram mais de 380 mil pessoas inscritas e quase metade delas já terminou algum dos 164 cursos ofertados pela plataforma. Isso porque o SEBRAE é uma instituição tradicional. Imagine só a outra infinidade de plataformas existentes pela web?

Se o curso online já era popular, agora ele virou uma estrela de hollywood.

Pagamento por aproximação e reconhecimento facial

Como a regra principal era evitar contato físico, uma das tecnologias que teve um crescimento expressivo foi a de pagamento por aproximação.

Segundo uma pesquisa realizada pela Mastercard, 69% dos entrevistados começaram a usar a nova forma de pagamento. E tem mais, 75% deles disseram que vão continuar usando a tecnologia após a pandemia.

Antes precisávamos digitar a senha, ter contato. Hoje, é só aproximar o cartão de crédito, o relógio ou mesmo o smartphone e pronto, sua conta foi paga com sucesso.

Afinal, tudo aquilo que mostra, na prática, que facilita a vida das pessoas, vem para ficar.

Procurando emprego? Recrutamento online

Até a forma de procurar um novo emprego tem mudado com a chegada da pandemia. Mudança que promete ter chegado para ficar. 

Segundo uma entrevista realizada pelo jornal Valor Econômico, o recrutamento cresceu entre 23% e 165% entre os meses de abril e maio. Outra notícia é que o tempo para preenchimento de posições caiu, em média, entre 60% e 80%.

E é claro que esse crescimento gerou interesse de investidores para o setor, que agora tem tudo para crescer e ficar ainda mais forte.

Reuniões digitais com recrutadores? Uma realidade cada vez mais presente no mundo pós-pandemia.

O mundo digital cresce e fortalece o mundo real

O mundo digital veio para ficar, assim como suas revoluções e facilidades. Como pudemos ver nos quatro itens acima, ele busca simplesmente facilitar nosso dia a dia. Seja fazendo compras, realizando pagamentos, aprendendo novas habilidades ou procurando novas oportunidades de trabalho.

Quando começou a pandemia, especialistas diziam que a evolução digital seria adiantada em, no mínimo, dez anos. E é isso mesmo que estamos vendo na prática.

E você tem apenas uma escolha a fazer: ou se adaptada e vence este novo futuro, ou fica para trás.

Que bom que essa foi sua escolha. Também foi a nossa.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email