fbpx

Arquétipos de marca: o que é e porque sua empresa deve ter um!

bangboo

Assim como as pessoas as marcas também podem apresentar traços de personalidades, isso se deve a um recurso chamado arquétipo de marca e ele pode fazer muito mais pela sua marca do que você imagina. Ficou curioso(a)? Continue lendo esse artigo e descubra tudo sobre essa estratégia de marketing!

O que é um arquétipo de marca?

O conceito de arquétipo não é algo novo, e muito menos exclusivo do mundo do marketing, esse recurso é muito utilizado na psicologia para representar padrões, comportamentos e valores de um “personagem” ou papel social.

O piscoterapeutra e psiquiatra Carl Jung foi quem desenvolveu essa teoria, a partir dela acredita-se que os seres humanos carregam traços no inconsciente que são comuns em todas as pessoas.

Ao estudar estratégias que chegassem às pessoas de forma mais pessoal, os profissionais de marketing perceberam que era necessário que as marcas adotassem alguns padrões que fizessem com os clientes se conectarem com a marca, assim a estratégia passou a ser humanizar para atrair.

Por que ter um arquétipo de marca?

Os arquétipos são uma maneira de você destacar sua marca no mercado e falar diretamente com seu público alvo. Através dele é possível deixar sua marca mais humanizada, com características que o seu público alvo se identifica. 

Dessa forma, você consegue criar uma ponte de conexão entre sua marca e seus clientes, trazendo a sensação de uma empresa focada em muito mais do que apenas vender um produto, mas sim passar adiante suas ideias e valores. 

Quais são os 12 tipos de arquétipos?

O arquétipo é um círculo composto por 12 partes de um espectro, cada parte representa alguns valores e traços de personalidade em comum que o fazem parte de cada ser humano.

Os tipos de arquétipo são:

  1. Rebelde 
  2. Mago
  3. Herói
  4. Cuidador 
  5. Criador 
  6. Governante 
  7. Amante 
  8. Bobo da corte
  9. Cara comum
  10. Inocente 
  11. Explorador 
  12. Sábio

1. Rebelde

Também conhecido como fora da lei, os rebeldes trazem em suas características inquietação, anseio por mudanças e incômodo por aquilo que é comum e monótono. 

Uma das maiores representantes desse arquétipo é a marca Harley-Davidson, conhecida pelas suas memoráveis motos de grande porte. A empresa não tem medo de mostrar uma personalidade selvagem e revolucionária.                          

  1. Mago

Se ao ler a palavra “mago” você pensou em Gandalf talvez não esteja muito longe da realidade desse arquétipo. Assim como o personagem de Senhor dos Anéis, os magos têm como traços de personalidade o mistério, a inovação e a magia. 

As marcas que estão dentro dessa característica costumam pensar fora da caixa e fazer “mágica” a partir de um tema comum.  Isso porque os magos são visionários e acreditam que sempre dá pra criar algo especial e encantador para os clientes.               

Não é atoa que o maior exemplo de marcas com o arquétipo do mago seja a Disney, a marca vem sempre inovando ao criar não só um produto, mas uma experiência para seus clientes. Isso vai desde filmes que extrapolam a realidade e encantam os espectadores, até seus parques que contém atrações que parecem ter vindo de um mundo encantado.      

  1. Herói

 Os super heróis que vemos em HQ’s, filmes e séries carregam uma característica muito marcante em comum: eles querem mudar o mundo.  Esse arquétipo tem em sua personalidade a confiança, esforço, ousadia e muita coragem. As marcas que se enquadram nesse arquétipo não se abalam com facilidade, são exemplos de superação e buscam impactar seu consumidor. 

 Um grande exemplo de empresa que se encaixa em todas essas características é a Nike. Em seu slogan “Just do it” (apenas faça isso, em português) a marca encoraja seus clientes a se esforçar para chegar ao impossível, através de figuras inspiradoras como atletas olímpicos que superaram desafios e alcançaram a medalha de ouro.            

  1. Criador 

Criar e despertar o desejo da criação em outras pessoas, essas são características que definem o arquétipo de criador. Não só produzir algo, mas fazer um produto de valor que tenha significado. 

Marcas que possuem esse arquétipo são consideradas visionárias e estimulam a imaginação como uma forma de expressão. 

Um exemplo de empresa que leva esse conceito muito a sério é a Faber Castell, a empresa começou com um produto simples como o lápis e hoje tem uma gama de produtos que levam os seus clientes a se expressarem das mais diversas formas de arte. 

  1. Governante 

Assim como um político unindo pessoas através de ideias e propósitos, o arquétipo governante tem o poder de transmitir liderança e persuasão. 

As marcas que possuem esse arquétipo são conhecidas pelo seu charme, elegância e facilidade em se expressar. Eles passam a sensação de poder e ostentação que todo bom líder deseja. A marca Mercedes-Benz reproduz bem esse arquétipo ao passar a imagem de um produto com design sofisticado e luxuoso, demonstrando que quem possui um de seus automóveis certamente só pode ser um líder nato, poderoso. 

  1. Amante 

 A personalidade romântica também cabe muito bem, as marcas e os cosméticos são a maior prova disso. 

Esse arquétipo está ligado diretamente a sedução, romance, ousadia e uma pitada de sensualidade. 

Perfis de amante são amplamente utilizados em perfumarias, empresas de cosméticos e na moda íntima como, por exemplo, a Victoria’s Secrets que une tanto as lingeries que são sinônimo de sensualidade e paixão, quanto seus produtos para cuidados com a pele que são conhecidos por ter fragrâncias marcantes. 

  1. Bobo da corte

Sabe aquela personalidade de “sessão da tarde” ou “filme do Adam Sandler”? 

Os bobos da corte, ou comediantes, são assim: leves, descontraídos, bem humorados e até irreverentes. Seu objetivo é ajudar as pessoas a desfrutar o momento e deixar a vida mais leve. 

A plataforma de streaming Netflix é um exemplo disso, desde a linguagem usada nas redes sociais até os às suas séries divertidas e perfeitas para maratonar em um dia são pensadas para levar entretenimento ao cliente e dar uma aliviada no cotidiano do seu público. 

  1. Cara comum

A definição “cara comum” pode até parecer ser graça, mas ela é responsável pela simplicidade e praticidade que você encontra no seu dia a dia. No mundo do marketing essas marcas trabalham o desejo de pertencimento das pessoas, a  vontade de ser aceito em um grupo. 

Uma marca que trabalha isso há muitos anos é a Havaianas, que em seu slogan carrega a frase “todo mundo usa”, justamente para tornar a marca algo normal no cotidiano dos brasileiros e que consegue ser uma ótima opção para diferentes lugares.

  1. Inocente

Nesse arquétipo a simplicidade também está presente, mas diferente da “cara comum” essa característica está relacionada à pureza que a inocência traz. Sua personalidade está ligada a tudo que é puro, jovem e otimista. 

Marcas que utilizam esse arquétipo costumam passar confiança e honestidade, buscando muitas vezes estarem associadas à nostalgia da inocência de uma criança. 

A marca Dove se encaixa perfeitamente nesse perfil. Seus produtos buscam compartilhar coisas boas, com benefícios duradouros onde as promessas são sempre cumpridas. 

  1. Explorador

O explorar tem em sua essência um espírito de aventura, esse arquétipo é marcado pelas pessoas que tem vontade de explorar o mundo e encontra nas novas experiências sua realização. 

As marcas que têm o explorador como arquétipo tem como característica a autenticidade, emoção e vontade de arriscar. 

A Timberland se enquadra perfeitamente no perfil de explorador, já que seus produtos são voltados para pessoas que gostam de viajar, estar ao ar livre, em contato com a natureza.

  1. Sábio 

O arquétipo de sábio está muito relacionado ao conhecimento, à informação, à descoberta e evolução.

As marcas que representam esse perfil dão grande valor ao conhecimento e fazem o seu cliente pensar, elas buscam compartilhar conhecimento e levar ao seu público o aprendizado constante. 

Não é atoa que uma marca exemplo desse arquétipo é a Google, o maior mecanismo de busca online do mundo. É raro encontrar usuários que não tenham o site como preferido para pesquisas, isso porque a ferramenta está sempre atualizada e tem informações com uma ampla opção de acesso. 

Agora que você já conhece o conceito de arquétipo de marca é hora de avançar no desenvolvimento de um marketing assertivo para sua empresa. Conheça alguns outros conteúdos que preparamos para você: 

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email