No mês de novembro acontece o grande show de ofertas em todo o Brasil, a conhecida Black Friday.
Considerando o número de ofertas que chegam até o seu consumidor é importante ter uma estratégia para se destacar e garantir um bom lucro para sua empresa.
Mas como preparar sua empresa para esse evento?
Se quer aprender como se organizar para a Black Friday deste mês continue lendo esse artigo.
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Black Friday: Entendendo o Evento
De início a Black Friday foi criada para ser um dia inteiro de promoções, mas muitas empresas usam o mês de novembro para lançar diversas ações que garantam um mês cheio de vendas.
Para empresas que querem garantir um bom lucro a Black é o evento ideal. De acordo com uma pesquisa feita pela Méliuz com uma parte dos seus mais de 25 milhões de usuários, 91,3% dos brasileiros pretendem comprar, esse número é 20% em relação a mesma pesquisa feita no ano anterior.
Com sinais otimistas por parte dos consumidores é a vez da empresa adotar uma estratégia que atenda as expectativas dos clientes. Por isso, preparamos uma lista com 5 estratégias de marketing para adotar durante esse período de vendas.
5 Dicas para adotar na Black Friday da sua empresa
1- Prepare a estrutura da sua empresa
Se você decidiu participar da Black Friday precisa ter em mente que sua empresa terá que lidar com um grande número de pessoas. Por isso, tanto para lojas físicas quanto virtuais é necessário ter uma estrutura preparada para receber mais pessoas do que o normal.
Em empresas físicas vale preparar a equipe para trabalhar de forma mais ágil, revisar o estoque e acertar o inventário para que não haja nenhum problema na hora das vendas.
Para o e-commerce é necessário manter seu site muito bem atualizado com as informações da sua empresa e as promoções que serão contempladas durante o evento.
Mantenha seu site seguro e com informações de fácil acesso para não confundir os clientes, além disso é importante ter um site estável que não caia mesmo com um número alto de acessos, dessa forma você não perderá compras por erros no seu site.
2- Crie uma lista de clientes
O e-mail marketing tem alta eficácia para divulgação de ofertas. Para aumentar sua lista de clientes você pode criar uma lista vip para clientes interessados em descontos da Black Friday, dessa forma você cria expectativa nos clientes e pode usar a lista para continuar enviando ofertas mesmo depois do evento.
Você pode fazer isso criando uma página pop-up de e-mail na página inicial do seu site. Outra forma é criar um conteúdo nas suas redes sociais divulgando que terá uma lista de clientes que receberão ofertas exclusiva na semana da Black, não esqueça de colocar uma CTA (colocar link do post blog) que chame a atenção dos usuários e crie desejo de estar na lista.

3- Decida quais tipos de promoções você fará
A Black Friday abre margem para diversos tipos de ofertas, você precisa analisar e entender o que funciona melhor para sua empresa. Em alguns casos trabalhar duas ou mais estratégias pode aumentar a chance de conversão, mas tudo isso deve ser feito respeitando o seu tipo de negócio.
O primeiro passo é conhecer seu público para entender qual tipo de oferta vai chamar mais atenção e só então partir para a estratégia de divulgação.
A Black é um período cheio de promoções, por isso você precisa decidir:
- O tempo de duração das promoções: você fará só no dia ou vai durante uma semana inteira?
- O tipo de desconto que você quer dar: serão descontos progressivos ou terão porcentagens diferentes dependendo do produto?
- Os produtos que entram em oferta: qual produto tem maior margem para desconto?
- Produtos iscas: quais produtos você pode incluir que chamará mais atenção do seu cliente?
Os produtos iscas são porta de entrada para que suas promoções chamem atenção, é preciso separar ao menos um para que seus clientes se sintam atraídos para sua Black Friday. Após decidir o produto isca você pode selecionar também aqueles que estão parados no estoque ou não tem tanta saída, dessa forma você consegue otimizar a venda deles através das ofertas desse período.
4- Use suas redes sociais como principal forma de divulgação
Depois de fazer todos os seus planejamentos é hora de divulgar sua promoção, é aí que o marketing digital vira seu maior aliado. De acordo com a pesquisa feita pela Rd Station “No Brasil, são 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, 79,9% da população brasileira.”
Isso só prova que as redes sociais são indispensáveis para divulgação das suas campanhas de vendas. Confira algumas dicas do que você pode fazer para sua divulgação da Black Friday:
- Crie uma sensação de expectativa para manter o consumidor interessados e ter mais chances dele visitar sua loja;
- Análise o que sua concorrência está fazendo para entender o que deu certo e o que deu errado;
- Use propagandas pagas para aumentar o alcance das suas promoções;
- Considere usar influenciadores para divulgar sua loja e as ofertas da Black Friday;
- Alimente sua lista de e-mails com as promoções da Black Friday;
- Faça com que suas campanhas chame a atenção através de CTA ‘s inusitadas.
5- Tenha uma equipe para suporte
Tão importante quanto preparar suas promoções é preparar a sua empresa para atender os clientes durante a compra e após a compra.
Como já dissemos anteriormente, onúmero de visitas no seu site e na sua loja física tendem a aumentar com a Black Friday. Isso significa que o número de clientes com dúvidas também tende a crescer, por isso é necessário ter uma equipe preparada para dar suporte ao cliente de forma presencial e online.
É muito comum que durante períodos de promoções as pessoas tenham dúvidas comuns e incomuns, sobre produtos, formas de pagamentos, funcionamento de promoções e muito mais. Por isso, é preciso ter um canal aberto para esclarecer qualquer questionamento de forma clara, dessa forma o cliente se sentirá mais seguro para comprar da sua empresa e você evitará reclamações e frustrações.
Tenha sempre uma equipe de plantão para auxiliar os clientes e fazer a compra ser a experiência mais agradável possível. Não se esqueça que a Black Friday pode ser uma oportunidade para que novos clientes tenham o primeiro contato com sua empresa e essa situação pode determinar se ele voltará ou não a fazer negócio com a sua empresa.
Conclusão
Mesmo já tendo chegado o mês de novembro, ainda é possível fazer uma boa estratégia de marketing para atrair clientes e vender na Black Friday, esperamos que essas dicas tenham te ajudado a começar a pensar no seu planejamento de vendas.
Certifique-se de adequá-las à realidade do seu negócio para proporcionar uma boa experiência para seu cliente e ótimas vendas para o seu negócio.
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