Hoje o mundo é conectado pela internet. Disso você já sabe. E que a tecnologia nos possibilitou criar e consumir conteúdo ao vivo, online, por meio do Live Streaming?
Se isso é novidade para você, fique feliz. Na matéria de hoje vamos falar um pouco sobre como a velocidade de conexão foi capaz de fazer a internet acontecer em tempo real, áudio e vídeo.
Então, vamos falar sobre como o Live Streaming pode ajudar seu negócio a se aproximar do seu público? É só continuar a leitura.
Mas antes…
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O que é Live Streaming
O Streaming já faz parte do cotidiano das pessoas. Seja para consumir filmes, seriados, músicas ou games. E qual diferença deste para o Live Streaming?
Como o próprio nome diz, o Live Streaming é a criação, transmissão e consumo de conteúdo ao vivo. Pode ser este um jogo de futebol ou algum conteúdo da sua rede preferida.
Mais fácil que isso, é só abrir seu Instagram que, muito provavelmente, um de seus influencers estará com uma “live” no ar.
Muitas plataformas oferecem este tipo de serviço. O próprio Instagram que acabamos de citar é uma delas. O Facebook e o YouTube também contam com este tipo de recurso.
Mas qual é o seu objetivo? O mesmo que o de tantos outros formatos de mídia: se comunicar com o público alvo.
Minimizando distâncias
A transmissão ao vivo minimiza distâncias, tanto no sentido literal quanto figurado. Pois ela pode levar a programação para o espectador em tempo real, trazendo o público para dentro da plataforma, aproximando seu negócio do target.
Entendendo que conteúdo também é publicidade, sua marca pode se tornar uma estação de programas relevantes e assim solidificar seu lugar de destaque na mente do consumidor.
Quer um exemplo? Em 2019, na Black Friday, a varejista Magazine Luiza não apenas preparou uma vasta gama de promoções em seus portais, mas também criou entretenimento.
Na semana da grande promoção, chamada de “A Black das Blacks“, uma série de shows foi marcada e transmitida em seus canais, com diversos artistas, como Whindersson Nunes, Marcelo Adnet, Ludmilla, Simone & Simaria, Léo Santana, entre outros.
Outro fenômeno foi a Live da cantora Marília Mendonça, no último dia 08/04, que reuniu 3,5 milhões de acessos ao mesmo tempo, quebrando o recorde da plataforma, que já tinha sido quebrado alguns dias antes, pela dupla Jorge e Mateus, que chegou a 3,2 milhões.
Conteúdo sendo transmitido online, para um segmento de varejo. Precisa dizer que foi comentado no país inteiro?
Esse é o poder do Live Streaming.
Como eu posso usá-lo em meu dia a dia
Seu negócio não precisa ser um dos maiores varejistas do país para aproveitar as vantagens do Live Streaming. Vão aqui algumas aplicações que, falando bem por cima, poderão te ajudar.
- Fazer videoaulas;
- Treinos e exercícios com Personal Trainer;
- Aumentar o alcance de eventos;
- Fazer demonstrações de seus produtos ao vivo;
- Realizar webinars, workshops e palestras;
- Falar com seu público interno;
- Criar interação com seu público em tempo real.
Como você pode ver, existe um vasto campo de possibilidades para se trabalhar. E essas são só algumas!
Trabalhando com um planejamento estratégico de comunicação integrada, o Live Streaming pode ser apenas uma de suas ferramentas para chegar ao seu cliente.
O mundo acontece ao vivo
Tudo mudou. Não dá mais para depender 100% de seu espaço físico. Você precisa ter um site, precisa estar onde seu público está e, agora, falar com ele ao vivo.
O consumidor está inundado de entretenimento e informação. Se a sua marca não estiver em constante comunicação com ele, outra estará.
E nós bem sabemos o que acontece com uma empresa que faz parte do dia a dia de seu target.
Isso mesmo, ela conquista o cliente. E neste momento, alguém pode estar tentando conquistar o seu.