No final de 2021 o grupo Facebook anunciou sua mudança de nome para Meta. Essa mudança não foi por acaso, mas faz parte da estratégia da plataforma para reformular sua marca e caminhar em direção ao futuro da internet.
Lembrando que essa mudança não se aplica às plataformas individuais como: Whatsapp, Instagram e Facebook, mas apenas ao nome do grupo proprietário de todas elas.
Mas o que isso tem a ver com o metaverso? e marketing? Leia até o final deste artigo e descubra.
O que é o metaverso?
Metaverso nada mais é do que um universo inteiramente digital, através dele cada usuário pode ter uma experiência online totalmente personalizada. Esse conceito amplia ainda mais o mundo virtual, já que suas possibilidades são infinitas.
Para entender melhor esse termo basta imaginar o famoso jogo The Sims. Nesse jogo as pessoas criam uma vida inteira para seus personagens, onde é possível ter diferentes hobbies, profissões, gostos e etc.
No metaverso o usuário se integra, através de óculos de realidade virtual, a uma nova camada que integra os mundos reais e virtuais, ou seja, é possível trazer elementos da vida real para a vida virtual colocando as pessoas como parte desse universo.
Algumas aplicações para esse universo seriam, por exemplo: reuniões de trabalho ou shows de artistas em um espaço totalmente virtual, mas com experiências interações reais.

Metaverso e o marketing
No marketing o metaverso traz também traz inovação aos consumidores, ao aliar benefícios da compra online e física.
Se imagine comprando uma camisa, em uma loja física você fica limitado aos tamanhos e cores do estoque, além de depender de vendedores pra te auxiliar, enfrentar filas e etc. No espaço virtual você não precisa aguardar em filas e tem acesso a todas as cores e tamanhos do produto, mas ainda sim não há como experimentar.
No metaverso você pode não só mudar a cor, tamanho, mas também experimentar a peça em seu corpo, além disso pode ter acesso a diferentes ambientes para tornar seu teste muito mais realista.
Além de poder deixar a experiência do seu produto muito mais real, ainda é possível aplicar o metaverso em campanhas que conectam ainda mais os usuários a sua marca. O uso de realidade virtual poderá ser um fator decisivo de compra aliado ao recurso de storytelling.
O metaverso possibilita impactar toda a jornada do cliente, por meio dele é possível que sua marca se inove e alcance novos públicos de maneira totalmente inovadora. Além de permitir que o cliente se aprofunde ainda mais no seu produto e serviço através de uma experiência única.

Empresas que já estão investindo no metaverso
1- Renner
A loja de departamentos em uma parceria com Fornite inaugurou sua loja dentro do universo do jogo. O espaço tem o nome de “Mapa” e foi projetado para se aproximar o máximo possível com uma loja física. Dentro do Mapa os jogadores encontram algumas atrações como minigames e QR Codes para seções do e-commerce da loja.
2- Nike
Para ingressar no metaverso, a Nike adquiriu a empresa RTFK Studios, uma marca líder em tênis virtuais, para ingressar no metaverso. Em parceria com a plataforma de jogos Roblox a empresa de tênis criou um espaço virtual com itens digitais da Nike.
3- Itaú
O Banco Itaú por sua vez fez um desafio de engajamento para adentrar no metaverso. Em uma ação chamada #2022EmUmaPalavra o banco colocou nos outdoors da Cidade Alta, servidor de RolePlay da Outplay, os mesmo criativos da cidade de São Paulo e Rio de Janeiro.
4- Balenciaga
Também em parceria com o jogo Fornite a marca de luxo oferece quatro itens da sua coleção para serem usados como skins e acessórios aos avatares do jogo.
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