fbpx

Presença digital: não estar na internet faz sua empresa perder clientes?

bangboo

 Você ainda se pergunta se sua empresa deve estar ou não na internet? Uma pesquisa revelou que 66% da população brasileira tem contato com a internet, ou seja, não estar online representa uma perda de contato com mais da metade da população brasileira.  

 Por isso, no post do blog de hoje vamos falar sobre a importância da presença digital e como você pode fazer para melhorar a presença da sua marca. Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo o artigo e confira todas essas informações!

Afinal, o que é presença digital?

Desde que foi inventada a internet está em constante aumento de usuários e com a pandemia esse processo se acelerou ainda mais. Hoje, o mundo virtual se uniu ao físico de forma que tudo que acontece online tem impacto direto no “mundo real”. 

De acordo com o Portal G1, só em 2020 o crescimento do comércio online saltou para 41%, além disso 55% das compras virtuais foram feitas usando o celular. 

 Para empresas, estar no meio digital já virou pré-requisito para alcançar mais clientes. E não só estar online, é preciso também ter presença digital. 

Esse termo refere-se ao modo como uma marca se apresenta para o público e  todas as ações que ela realiza para atrair mais clientes, ou seja, como ela se comunica com sua audiência, gera valor e se relaciona de forma geral com seu público.  

A presença digital é feita por todos os canais de comunicação disponíveis no meio online como, blogs, redes sociais, mecanismo de buscas, e-mail e outros. É através desses mecanismos que uma empresa pode se relacionar com o seu público-alvo e gerar venda online.  

Por que ela é importante para sua empresa?

Para responder essa pergunta trouxemos alguns dados coletados pelo Insper, Instituto de Ensino e Pesquisa, em fevereiro deste ano. Em sua pesquisa sobre o número de usuários da internet foi confirmado que a marca de pessoas que estão no digital já alcança 63% da população mundial, além disso o Brasil está em 3º entre os países onde as pessoas ficam mais tempo online, chegando a 10,19h por dia. 

Só no Brasil o número de usuários chega a 152 milhões, de acordo com a TIC Domicílios 2020, o que representa 81% da população acima de 10 anos. 

Mas por que entender esses dados é tão importante? 

Sabendo que 81% da população brasileira usa a internet é possível entender a importância de ter um canal de vendas online para sua empresa e não só estar no meio digital, é preciso também chegar ao seu público de maneira assertiva. 

Ao ver o mercado virtual como uma oportunidade para vendas muitas empresas começaram a abrir seu próprio e-commerce, e atualmente os usuários têm milhares de opções do mesmo tipo de produto e serviço a sua disposição em um clique. 

Por isso, investir em presença digital não é só uma estratégia, mas também uma necessidade de uma empresa que quer se destacar. No próximo tópico vamos te dar alguns motivos para fazer isso.

4 motivos para você investir na presença digital

  1. Se relacionar direto com seu público-alvo

Os canais de comunicação permitem chegar até um grande grupo de pessoas que já tem interesse no seu nicho.  

Se sua empresa tem presença digital ela consegue se comunicar com o público-alvo de forma assertiva e aumentar a chance de gerar leads. 

  1. Dar mais visibilidade à marca 

Uma marca com boa presença digital, tem maior visibilidade no mundo digital, isso porque ela entende a importância de investir em conteúdo que gerem valor ao seu público e se posicionar da maneira certa nos mecanismos de buscas mais acessados pelo seu público.  

  1. Ser confiável aos olhos do público 

Você já pesquisou por uma empresa antes de comprar de fato com ela? 

Hoje em dia, não ter um site ou redes sociais para uma empresa podem ser sinônimos de desconfiança para possíveis clientes. Ao investir em presença digital você mostra ao seu público-alvo os produtos/serviços que sua empresa disponibiliza, além de mostrar aos usuários que é seguro fazer negócio com a sua marca. 

  1. Aumento nas vendas 

Com a presença digital sua empresa se torna uma referência no mercado para os clientes, isso significa que ela vai atrair mais pessoas e consequentemente terá mais oportunidades de vendas. Isso porque a presença online facilita seus clientes a chegarem até você e ter confiança em fazer uma compra com a sua empresa. 

Como melhorar a presença digital da sua empresa

Agora que você já sabe o que é a presença digital e como ela pode trazer diversos benefícios para sua empresa é hora de saber como melhorar a presença digital da sua marca. Confira algumas das nossas dicas para isso: 

  •  Tenha um site atrativo

No âmbito físico as empresas têm uma vitrine para destacar seus produtos, não é? O site no mundo virtual funciona como uma vitrine, ou seja, ele deve ser convidativo para atrair os clientes a conhecer seus produtos e serviços. 

Para isso, é preciso manter seu site sempre atualizado com todas as informações necessárias para o cliente conhecer a sua empresa e entender como ela trabalha.  

Caso a empresa tenha uma loja física é preciso que as comunicações estejam alinhadas, tanto na forma como a empresa interage com os seus clientes, seu “tom de voz”, como na sua identidade visual. 

  •  Tenha um blog empresarial 

Para construir uma boa presença digital é preciso que sua empresa mostre que ela sabe do que está falando, a melhor forma de fazer isso é trazendo conteúdos relevantes do seu nicho que atraiam a atenção do seu público-alvo e agregue conhecimento. 

Dessa forma, sua empresa consegue educar os clientes, ou seja, ensinar a eles assuntos relevantes sobre o seu nicho e esclarecer dúvidas sobre o produto/serviço que você oferece. 

  •  Invista em anúncios 

Para quem ainda está no começo do perfil online e quer alcançar mais pessoas de forma rápida, os anúncios são um ótimo recurso. Através deles, é possível alcançar o público do seu nicho e divulgar produtos e serviços que sua empresa oferece diretamente para pessoas interessadas no tema. 

  • Interaja com o seu público 

Para construir uma boa presença digital é preciso entender o que o seu público quer e quais áreas da sua marca precisam ser aprimoradas. 

A melhor forma de fazer isso é construir um diálogo com os seus possíveis clientes por meio de e-mails com conteúdos personalizados. 

As redes sociais também são uma alternativa para manter a comunicação e estreitar o relacionamento com o seu cliente, através delas os usuários podem interagir por curtidas, comentários, ou através de mensagens privadas em directs. É preciso usar todos os recursos a seu favor para construir uma boa imagem da sua empresa e torná-la referência no mercado por meio da presença digital. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email