Geração de leads: como começar a capturar contatos?

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O sucesso de um negócio é resultado de muita estratégia de vendas e marketing, afinal o objetivo desses dois aliados é atrair clientes para a decisão de compra. 

Mas como fazer esse leads chegarem até sua empresa? 

Vamos dar algumas dicas para isso, acompanhe o artigo até o final e veja todas elas!

Índice

O que é um lead?

Antes de saber como gerar leads é importante entender o conceito desse termo. 

Por definição, lead é toda pessoa que demonstra interesse pelo seu produto e tem potencial para se transformar em cliente. 

Para virar um lead essa pessoa precisa visitar algum canal da sua empresa e deixar alguma informação sobre ela. Por exemplo, quando alguém visita o seu site ela é uma visitante, mas a partir do momento que ela deixa um e-mail a pessoa se torna um lead. 

Além disso, existe também uma diferença entre os leads não qualificados e leads qualificados. O primeiro termo se refere às pessoas que estão na fase inicial da jornada de compra, elas ainda não conhecem tão bem o seu produto, elas precisam ganhar confiança na sua empresa e decidir qual a solução para o problemas dela. 

O lead qualificado se refere aos clientes que já passaram por todas as etapas do funil de vendas e estão prontas para tomar uma decisão, nessa fase o lead já está pronto para receber o contato de um vendedor. 

Como gerar leads?

No mercado digital, a geração de leads está diretamente ligada ao objetivo de venda. Por isso, saber como gerar leads é tão importante.

Para isso, o marketing digital trabalha estratégias que criam oportunidades de geração de leads. Dessa forma, sua empresa consegue atrair mais clientes e não perde oportunidades de venda. 

Pensando nisso, montamos uma lista com algumas dicas de como o marketing pode te ajudar a gerar mais leads. Confira:

1- Defina uma persona para o seu negócio

Para começar a atrair leads é importante entender até quem você quer chegar. 

A persona é a representação do seu cliente ideal, ela é baseada em dados do seu público real. Nela você tem informações de motivações pessoais,  hobbies, objetivos e muitas outras características dos seus clientes. 

Com a definição da persona você consegue melhorar a forma como sua empresa se comunica com o público, fazendo com que sua linguagem seja mais assertiva ao tipo de cliente que tem interesse nos serviços/produtos que sua empresa oferece. 

2- Produza conteúdo

Se você ainda não faz conteúdos para sua empresa pode estar perdendo leads. 

É comum pensar que você precisa abordar temas profundos e deixar tudo perfeito, mas isso pode levar muito tempo e é melhor se aperfeiçoar conforme faz do que esperar e nunca começar. 

Os  conteúdos oferecem informação do seu nicho para o seu público, ele instiga o interesse para que seu cliente conheça mais sobre o assunto. 

Consequentemente, faz com que as pessoas que o leem adquiram confiança na sua empresa, afinal você está se mostrando um especialista no seu nicho. 

A intenção de escrever conteúdos é educar o público e fazer com que eles entendam qual impacto o seu produto causa. Por isso, é necessário que ele seja claro e objetivo.

3- Otimize seu e-commerce

É por meio do ambiente online que os produtos podem ser vendidos com qualidade que o cliente consegue ter acesso de forma facilitada aos produtos de uma empresa.

Para as empresas o e-commerce não só promove os produtos, como também expande as vendas.

Otimizar o site garante que o cliente tenha acessibilidade ao site de forma simples e rápida, assim o processo de compra acontece mais rápido e sem aborrecimentos. 

Ao montar um site é importante pensar em diversos aspectos, como a otimização para dispositivos móveis. De acordo com uma pesquisa feita pela Revista Isto É, 59% das compras por e-commerce do ano de 2019 foram feitas através do celular. Isso significa que ao não adaptar o seu site para esses aparelhos você está perdendo vendas.

4- Faça campanhas de anúncios pelo Facebook Ads

As redes sociais são responsáveis por entreter o público durante uma boa parte do tempo de navegação, por isso essas plataformas não podem ser ignoradas se você quiser captar leads. 

Se você quiser atrair clientes pelo Instagram ou Facebook é preciso fazer campanhas específicas para esses canais, além disso a segmentação de público também é necessária para que suas campanhas sejam vistas por um público realmente interessado no seu nicho. 

O ideal é fazer um planejamento com uma lista de ações de marketing que podem ser feitas para gerar leads através do Facebook Ads.

5- Use as landing pages para colocar ofertas

Os canais de conversão são indispensáveis para geração de leads, principalmente os orgânicos. Mas o que colocar nelas para chamar a atenção do cliente? 

Algumas opções podem ser usadas, como:

– E-books com temas do seu nicho;

– Planilhas;

– Webinars;

– Infográficos;

– Testes sobre o assunto do seu nicho;

– Arquivos para downloads;

– Cupom de desconto.

Todos esses materiais podem ser usados como forma de coletar dados acerca do seu cliente, são formulários simples que garantem um contato direto. Assim, você pode conversar diretamente com o seu cliente e apresentá-lo o seu produto/serviço de forma individual. 

6- Use remarketing

A indecisão na hora da compra pode fazer com seu cliente não feche negócio de primeira, por isso é necessário que você reforce a presença da sua marca através do remarketing. 

Essa estratégia faz com que os produtos de interesse do seu público reapareçam para eles por meio de anúncios durante a navegação. Dessa forma, ele pode repensar a compra e posteriormente ter a oportunidade de fechar negócio com a sua empresa. 

Para entender melhor como funciona o remarketing e suas técnicas, preparamos um post no blog sobre o tema leia clicando aqui

7- Esteja atento as buscas palavras-chaves

Para chegar a possíveis leads umas das melhores formas é através das palavras-chaves, com ela você consegue buscar encontrar pessoas que estão fazendo buscas por temas relacionados ao seu nicho. 

Para isso, você pode criar alertas de buscas por palavras-chaves e menções do seu nicho. 

Buscar por quem está te buscando é forma ágil de chegar até um cliente que já está interessado em temas relacionados aos produtos/serviços que sua marca oferece.

Conclusão

Sem gerar leads é impossível prosperar sua loja online, por isso é importante pensar cuidadosamente nas estratégias que você pode aplicar para que isso aconteça dentro do ambiente online. 

Além de conhecer seus clientes, é importante também saber onde ele estará para conseguir ir até eles e atraí-los para a jornada de compra.

 As redes sociais, mecanismos de buscas e sites são plataformas facilitadoras para encontrar clientes em potencial e quando usadas de forma assertiva podem trazer ótimos resultados em vendas para sua empresa. 

Para isso, o marketing digital é indispensável, já que ele estuda o mercado e planeja as melhores formas de conseguir alcançar o público certo. 

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